INSTITUTO SECULAR SERVAS DE JESUS SACERDOTE

O Instituto Secular Servas e Jesus Sacerdote, por inspiração do Espírito Santo, foi fundado em 21 de junho de 1950, festa do Sagrado Coração de Jesus e dia de São Luís Gonzaga, para ser um sinal permanente do amor de Deus entre os homens.

Seu fundador é Padre Luiz Maria Fernandes, pertencente à Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Padres Estigmatinos). Padre Luiz alimentava o desejo de fundar um Instituto cujos membros pudessem colaborar com o clero através do trabalho humilde e, assim, fortalecido pela espiritualidade bertoniana, nascia o Instituto das Servas de Jesus Sacerdote.

O Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote, de direito pontifício, é um Instituto de vida consagrada no mundo, segundo as normas estabelecidas pela Igreja para os Institutos Seculares e forma com seus membros uma fraternidade evangélica.

Em 17 de setembro de 1951 o Instituto recebe aprovação como Pia União; em 24 de dezembro de 1954 há a Aprovação diocesana dos Estatutos por um quinquênio; em 25 de dezembro de 1955 é feita a Consagração das Primeiras Servas; em 16 de maio de 1962 se dá a Aprovação dos Estatutos pela Sagrada Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares; em 04 de março de 1963 acontece a aprovação como Instituto Secular pela Sagrada Congregação; em 15 de setembro de 1963 há a Proclamação da "Aprovação" na Arquidiocese de Ribeirão Preto e a legalização de todos os atos até então; em 21 de janeiro de 1964 realiza-se a Primeira Assembleia Ordinária; em 08 de dezembro de 1974 o Instituto recebe o Decreto de Louvor (Decretum Laudis), que é o reconhecimento pontifício pelo seu desenvolvimento qualitativo e numérico e pela sua difusão; em 21 de junho de 1979 há a Aprovação definitiva das Constituições; em 30 de julho deste mesmo ano ocorre a morte do fundador.

Após a Páscoa definitiva do fundador, Hulda Maria Soares de Azevedo Del Papa, sua grande colaboradora, continuou a dirigir o Instituto até o ano dois mil, com zelo, dedicação, sabedoria e firmeza. Cumpre ressaltar sua ação profética que, além de dirigir o Instituto por um período de aproximadamente cinquenta anos foi também a fundadora e organizadora da CNIS (Conferência Nacional dos Institutos Seculares), hoje CNISB, iniciada em Ribeirão Preto, SP, Brasil, cujos Estatutos receberam aprovação definitiva em 08/09/1989.

Todo o viver da Serva de Jesus Sacerdote é marcado pela secularidade, condição básica da consagração no mundo, seja no exercício de sua profissão, seja inserindo-se nos vários ambientes e atividades temporais para ser sinal de Deus no mundo. "Ela manifesta no próprio carisma a mensagem do Salvador no mundo por meio de seu apostolado, seja de penetração nos mais variados ambientes, seja na colaboração direta à Igreja através de seus Sacerdotes" (C. 60).

Cada membro do Instituto tende a seguir Jesus Cristo, Sacerdote Eterno na perfeita caridade e se dispõe a colaborar com a Igreja, procurando atingir a forma de sua missão no sacerdócio de Cristo e no Sacrifício Eucarístico.

Permanecendo no mundo e na própria condição social, cada membro consagra sua vida para a santificação do clero e aumento das vocações sacerdotais. Para isso dedica-se às mais variadas pastorais; colabora com o clero em seminários, casas paroquiais e casas de retiro. Colabora também com os sacerdotes anciãos, privados da assistência dos familiares. A Serva empenha-se no serviço generoso ao Sacerdote, especialmente pela humildade, disponibilidade e simplicidade. Faz com que os fiéis conheçam melhor os Sacerdotes, os valorizem e colaborem com os vocacionados. Além dos trabalhos na Casa Central, localizada em Ribeirão Preto - Estado de São Paulo, as Servas prestam serviço pastoral nas paróquias, trabalham também em Escolas, Creches, Casas de Repouso, Moradores de Rua; Hospitais...

O Instituto aceita como membro pessoas que desejam consagrar-se a Deus e está organizado com membros que vivem "no próprio lar", isto é, vivem com sua família e membros a "tempo pleno", ou seja, assumem os trabalhos próprios do Instituto ou aqueles pelos quais o Instituto se responsabilizar.

É incluído ao Instituto o Grupo Colaborador "Opus in Auxilium", membros em sentido lato: Sacerdotes, viúvas, casados, que vivem segundo um estatuto próprio, formando com os demais membros uma verdadeira fraternidade.

A vontade de Deus forma a ascese da Serva na sua disponibilidade evangélica com a Igreja: oblação com Cristo Sacerdote. "A Serva dedica a sua ação apostólica, de modo particular à evangelização rural e de periferia e a todos os lugares menos favorecidos" (C. 65).

O Instituto, ao longo de sua história, se fez presente nas seguintes cidades: Ribeirão Preto; Campos do Jordão; Casa Branca; Marília; Pinhal; Helvetia; São João da Boa Vista; Franca; Uberaba; Ponte Alta; Barretos; São Paulo; Batatais; Monte Santo; Guaxupé; Campinas; Mongaguá; Avencas; Praia Grande; Dumont; Rio Claro; Santos; Brodowski; Luís Antonio; Rosália; Itanhaém; Suarão; lacri; Solemar; Ilhéus; Jales; Mogi das Cruzes; Tupã; Sagres; Iguatu; Camamu; Pilões; Rianápolis; Caetité; Almenara; Encruzo; Uruaçu; Luziânia; Formosa; Santa Teresa de Goiás; Vitória da Conquista; Ubatã; São Caeteno; Braslândia; Mburucuyá e Corrientes, na Argentina; Roma, na Itália.

Atualmente o Instituto conta com as seguintes casas sob a sua responsabilidade: Casa Central - Ribeirão Preto - SP; Creche Nossa Senhora de Fátima - Ribeirão Preto - SP; Casa de Longa Permanência Vila dos Pobres - Barretos - SP; Casa das Servas Idosas - Barretos - SP; Casa de Férias para as Servas - Mongaguá - SP; Casa das Servas - Iguatu - CE.

De sua fundação até nossos dias, o mundo passou por significativas mudanças, porém continuamos a dar nosso testemunho com membros presentes em quase todos os estados brasileiros. Não obstante todas as transformações ocorridas no mundo, com os pés na realidade do mundo e da vida nosso carisma permanece atual, pois cada Serva, no lugar em que se encontra, apesar das limitações da idade e da saúde, sempre que possível, assume um trabalho missionário e evangelizador na Igreja Particular.

Espera-se, em Deus, superar dificuldades e buscar novas vocações através de um trabalho vocacional bem estruturado, a fim de que o Instituto continue sua caminhada de prestação de serviços à Igreja e ao povo de Deus.

Louvamos a Trindade por todo bem e todo trabalho que o Instituto e seus membros puderam prestar nesses 75 anos de existência. Ao Senhor, nossa suprema gratidão, toda glória e louvor.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

silhouette of child sitting behind tree during sunset

O Instituto Servas de Jesus Sacerdote é um verdadeiro exemplo de amor e dedicação ao próximo.

Maria Silva

A large building with a clock on the front of it
A large building with a clock on the front of it

A missão do Instituto é inspiradora e transforma vidas através do serviço e da humildade.

João Pereira

a building with a green roof in the snow
a building with a green roof in the snow
★★★★★
★★★★★